ONU declara 2025 como Ano Internacional do Cooperativismo

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a resolução que declara 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (IYC 2025). Esse reconhecimento evidencia a importância do cooperativismo como um modelo de negócio capaz de promover o desenvolvimento das comunidades, a sustentabilidade e a justiça social.
Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a ONU busca destacar o impacto global e duradouro do modelo econômico cooperativista. A iniciativa visa reforçar o cooperativismo como uma solução essencial para superar desafios globais e acelerar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando o combate à pobreza, a promoção do trabalho decente e o crescimento econômico sustentável.
No Brasil, a celebração desse marco foi recebida pelo Sistema de Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com entusiasmo. O sistema, que já representa mais de 4 mil cooperativas do país, representado pela gerente-gera Fabiola Nader Motta destacou a oportunidade única de apresentar ao mundo a importância do cooperativismo Brasileiro.
Além disso, o sistema OCB tem liderado ações para dar visibilidade ao ano internacional das cooperativas, com foco nos três seguintes eixos:
· Comunicação, engajamento e eventos – iniciativas que visam demonstrar o impacto positivo das cooperativas e ampliar seu alcance.
· Legado e história do cooperativismo – ações culturais e históricas para reforçar a trajetória e identidade do setor.
· Sustentabilidade e boas práticas ambientais, sociais e de governança (ASG) – promovendo o papel das cooperativas na construção de um futuro mais sustentável.
O impacto do cooperativismo vai além das esferas econômica e social, destacando-se também no debate sobre sustentabilidade e mudanças climáticas. Em eventos globais como a COP29, no Azerbaijão, e a futura COP30, em Belém (PA), o Sistema OCB intensifica sua atuação em defesa do desenvolvimento sustentável. O objetivo é colocar as cooperativas no centro das discussões sobre mudanças climáticas, evidenciando suas iniciativas e contribuições para práticas que beneficiem o meio ambiente e a sociedade.

A Cooperouro reforça seu compromisso com os princípios do cooperativismo, alinhando-se à decisão da ONU de
reconhecer o cooperativismo como uma solução eficaz para enfrentar desafios sociais, econômicos e ambientais globais.
Há mais de quatro décadas, atuamos com base nos sete princípios do cooperativismo. Nosso compromisso vai além do consumo. Por meio de projetos sociais e ações voltadas para a comunidade, promovemos inclusão econômica, geração de empregos e fortalecimento do comércio legal, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Comments