Dia C 2025: Cooperouro leva conhecimento sobre ODS a alunos de escola pública de Ouro Preto
- Cooperouro Cooperativa
- 28 de out.
- 2 min de leitura

A Cooperouro reuniu 19 alunos do 5º ano fundamental da Escola Municipal Adhalmir Santos Maia, de Ouro Preto/MG, para participar de um momento muito especial, com foco na apresentação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, relacionando essas diretrizes ao cotidiano vivenciado por eles.
A ação fez parte do Dia de Cooperar 2025 (Dia C), evento promovido pelas cooperativas brasileiras com objetivo é incentivar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que estão inseridas, por meio de ações voluntárias. Os alunos estiveram na sede da Cooperouro, dia 21 de outubro, potencializando as ações extracurriculares que podem ser promovidas na formação acadêmica das crianças.

As 17 ODS, instituídas pela Organização das Nações Unidas, dentro da Agenda 2030, foram apresentadas de maneira criativa, com exemplos lúdicos, para que os alunos pudessem entender os desafios e as soluções propostas por cada um deles. Ao final da apresentação, foi realizado um concurso cultural, onde as crianças tiveram a oportunidade de explorar toda a sua criatividade. Elas foram divididas em quatro grupos e ficaram livres para pensar em ações e ideias que poderiam ajudar a cumprir a ODS que eles escolheram para se aprofundar.
Os trabalhos apresentados tiveram como principais abordagens a erradicação da pobreza, fome zero, redução das desigualdades e igualdade de gênero. Esse momento não foi apenas uma oportunidade para pensar em soluções, mas também para trabalhar a cooperação e o trabalho em equipe. Afinal, para alcançar esses objetivos, é necessário que todos se unam e ajudem uns aos outros e foi o que cada membro dos grupos fez na construção da atividade.

O projeto do Dia de Cooperar 2025 da Cooperouro foi inspirado no programa próprio Cooper Educa, ação social recorrente que abre as portas da Cooperativa para receber alunos da rede básica, técnica e superior da região para visitas e troca de conhecimento. Anualmente, mais de 100 estudantes passam pelas instalações da Cooperativa, fortalecendo não só o conhecimento da área de ensino, mas a própria educação cooperativista, em linha com o 5º princípio das cooperativas.
















































Comentários