Cooperouro é destaque em publicação sobre cooperativismo de consumo mineiro
- Cooperouro Cooperativa
- 29 de jul.
- 1 min de leitura

A 7ª edição da “Cooperação em revista”, publicação trimestral do Sistema Ocemg, apresenta uma reportagem especial sobre o ramo de consumo do cooperativismo, no estado de Minas Gerais. A publicação, assinada pela jornalista Flávia Duarte, inicia-se remetendo ao final do século XIX, com o surgimento do cooperativismo no Brasil. Isso, porque a primeira cooperativa, coincidentemente do ramo consumo, foi fundada em Minas Gerais, especificamente em Ouro Preto. Em 27 de outubro de 1889, funcionários públicos da então capital da província de Minas Gerais fundarão a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto.
Contada a história da primeira cooperativa brasileira, o terceiro parágrafo da publicação avança aos anos 80 do século XX, com a fundação da COOPEROURO, à época COOPERALCAN. O texto traz o panorama da cooperativa, desde os desafios do começo, passando por sua gradual abertura à comunidade local, chegando os dias de hoje, como uma das maiores cooperativas de consumo do estado. Para compor a história, foram entrevistados o Diretor Financeiro da Cooperouro, Wander Reis e o Conselheiro Administrativo e primeiro presidente da COOPERALCAN Robinson Aquino.
A reportagem foi feita no mês de junho, em meio aos preparativos para celebração dos 45 anos de fundação da COOPEROURO, completados em 16 de julho. Além da Cooperouro, foram personagens na publicação a Coopder - Cooperativa de Consumo dos Servidores do DER/MG, de Belo Horizonte e a Consul - Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas, de Ipatinga.
Comments